segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Specialized StumpJumper FSR 2011 29"

Pessoall, após uns 4 meses de uso, já podemos fazer um review mais apurado dessa bike e algumas coisas são bem importantes de serem observadas ANTES de adquirí-la!!!
Mais fotos dessa StumpJumper FSR 2011 neste post!
O modelo testado é o 2011 com dois upgrades. De suspensão (uma Rock Shox Recon de 140 mm) e de freios (Elixir RL com rotores de 203 e 180). O resto é padrão de fábrica!
Realmente a 29" literalmente atropela tudo que é buraco! Nosso piloto já tem alguns parafusos a menos normalmente e com essa bike ficou inalcançável nas descidas! Todo mundo diz que ela perde um pouco de agilidade em relação às 26", não chegamos a notar isso.
Sobre as marchas, pessoalmente eu não gostei da relação 20. Precisei ficar manipulando muito o câmbio da frente para chegar a uma marcha adequada, o que normalmente não acontece nas 27, pois o volante intermediário é bem versátil. Como rodei apenas uma trilha, pode ser uma questão de costume também!
O que mais me impressionou nela foi a estabilidade. Equipada com dois Purgatory de 2.2 e com um bom ângulo do head tube, não esperávamos nada menos que isso!
Agora os pontos ruins!
Primeiro, e talvez mais grave de todos, a specialized resolveu, em 2011, construir seus próprios cubos e esta linha foi a cobaia. Resultado, com 2 meses de uso o cubo simplesmente estourou como nunca aconteceu com nenhuma bike do grupo! Pior, não se acha este cubo para comprar! Nos EUA, descobrimos que o cubo é fora de padrão. Ele usa 36 furos (normalmente são 32) e pelo fato da relação ser 10 marchas atrás, ele se tornou mosca branca! Somente o original specialized é vendido.
Em um revendedor ofical (em Chicago), descobrimos que demora 30 dias para o cubo chegar! Resultado, o biker teve que comprar uma roda nova, raios e um cubo novo (DT Swiss de US$ 300,00) para não ficar à pé! O detalhe é que, segundo o vendedor, nenhum outro cubo tem essa configuração (10 marchas e 36 furos). Aparentemente a specialized fez isso para forçar a entrada do seu cubo no mercado! Eu já soube de mais casos de problemas inclusive na linha S-Works 2011.
Outros pontos menos impactantes, mas importantes de serem salientados das bikes 29. As câmaras de ar são mais difíceis de encontrar e custam o triplo (aqui no Brasil). Mesmo nos EUA, não foi fácil encontrar pneu 29. Nas lojas era preciso encomendar e o preço também é bem mais alto que os 26. O dono desta bike já comprou cassete, corrente, gancheira e tudo o que mais estraga para deixar de reserva em caso de eventualidades. Acho que essa é a dica para quem não quer correr o risco de ficar à pé ou gastar uma grana para repor alguma peça na emergência!

2 comentários :

kid disse...

Minha StumpJumper HT 2011 veio com este modelo de cubo abaixo e depois de ums 20km de barro e chuva não explodiu mais está com barulho estranho e uma folga no HUB será que vale a pena desmontalo ou o problema e só no medelo que vc citou?
Abraço Luciano kidmlironman@gmail.com
http://www.specialized.com/us/en/bc/SBCBkModel.jsp?spid=52834&menuItemId=0
REAR HUB
Specialized Hi Lo disc, laser-etched logo, double sealed cartridge bearing, QR, 32h

Mosca SS disse...

Kid, não posso te garantir, mas eu procuraria uma bike store de confiança pra ter certeza. Nosso amigo quase caiu feio por causa do cubo...